BEDA #21 – Indicamos: Vinland Saga

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Como hoje é sexta-feira, viemos aqui fazer mais uma indicação de mangá, e dessa vez será sobre um título que alguns conhecem e outros não, Vinland Saga. Então bora conversar sobre ele?

beda 21 blog everyday april abril 2018 opm comentarios anime manga

BEDA #21

Vinland Saga é um mangá criado por Makoto Yukimura. Ele estreou pela Weekly Shonen Magazine e foi remanejado para a Monthly Afternoon, tendo estreado no dia 15 de julho de 2005 e estando em publicação até hoje. Até o momento temos 148 capítulos e 20 volumes encadernados. O anime foi anunciado ainda esse ano sem data de estreia, que será produzido pelo Wit Studio, o mesmo de Shingeki no Kyojin. Aqui no Brasil o mangá está em publicação desde 2014 pela editora Panini e já tem 19 volumes que saíram até este momento em que escrevo este texto.

Thorfinn, filho de um dos maiores guerreiros dos Vikings, está entre os melhores lutadores do alegre grupo de mercenários dirigidos pelo astuto Askeladd, um feito impressionante para uma pessoa da sua idade. No entanto, Thorfinn não faz parte do grupo pelo saque que isso acarreta – em vez disso, por ter causado grande tragédia a sua família, o menino prometeu matar Askeladd em um duelo justo. Ainda não hábil o suficiente para derrotá-lo, mas incapaz de abandonar sua vingança, Thorfinn passa sua infância com a tripulação mercenária, aprimorando suas habilidades no campo de batalha entre os dinamarqueses amantes da guerra, onde matar é apenas mais um prazer da vida.

 

beda 21 blog everyday april abril 2018 opm comentarios anime manga panini

Capa do volume 1 pela Panini

 

Um dia, quando Askeladd recebe a notícia de que o príncipe dinamarquês Knut foi feito refém, ele cria uma trama ambiciosa – que decidirá o próximo rei da Inglaterra e alterará drasticamente as vidas de Thorfinn, Knut e de si mesmo. Situado na Europa do século XI, Vinland Saga conta um épico sangrento em uma época em que a violência, a loucura e a injustiça são inevitáveis, proporcionando um paraíso para o inferno enlouquecido pelas pessoas que vivem nele.

Por que vale a pena ler Vinland Saga?

Em primeiro lugar pela arte, é um dos mangás mais bonitos que eu já li em toda a minha vida. A arte tem um detalhamento absurdo, um realismo fantástico e tudo isso sem perder o “estilo do mangá”. Ele é um desenho diferente do habitual, mas ainda sim com a estética de mangá, e muito bem desenhado, diga-se de passagem.

Outro ponto a favor de Vinland Saga é a ação, nós temos não só pela arte bonita e pela ótima quadrinização, cenas de ação que são de tirar o fôlego. Elas têm sua dose de violência visceral, as lutas são muito bem planejadas, elas têm em sua base bem realista, às vezes saindo um pouquinho do nível humano, mas não é nada que incomode ninguém. Nada pra fazer tabela de poder de luta para um Death Battle, tá bom?
A leitura do mangá não é algo pesado, dá pra ler de boa. Não é uma leitura tão rápida, mas não é algo travado e lento, ela tem um bom ritmo e é bem fluida.

 

beda 21 blog everyday april abril 2018 opm comentarios anime manga askeladd

A típica imagem que mostra a diferença da arte quando era da Shonen Magazine e depois pra Afternoon. Deixando bem claro que o primeiro desenho não é ruim pros padrões de uma revista semanal, o contrário, é bem acima da média.

 

O mangá é uma miniaula de história e geografia bem divertida, mostrando com verossimilhança como eram os países nórdicos e britânicos do início do final do século X e início do século XI principalmente. Claro que hoje em dia por causa de Vikings, muita gente passou a entender que os vikings não eram como Hagar, O Horrível com chapéus de chifre e aquele jeito todo caricato. E a cada volume, Makoto Yukimura no encadernado (não sei como é nas Afternoons mensais) vai te guiando pela jornada de Thorfinn e mostrando também não só onde ele está no momento do mangá em cada volume, como também mostra onde estão os outros. Fica difícil se perder em Vinland Saga assim.

E o principal de tudo, o maior motivo para ler Vinland Saga e porque ele vale tanto a pena, é simplesmente ver como é a jornada de Thorfinn. De início parece deslocada a história, não dá pra entender se ele tem ou vai ter alguma grande ambição depois. Só que nós temos um caminho muito diferente de algo habitual como “Se tornar o maior guerreiro viking da história” e vemos uma jornada completamente oposta do que acontece nos mangás. E eu não vou contar porquê disse que vai estragar a surpresa, tá?

 

beda 21 blog everyday april abril 2018 opm comentarios anime manga panini

Minha coleção até o momento. E pros dias atuais é uma vitória estar com só 1 volume atrasado.

 

E só dar duas dicas rápidas. Uma é que vai sair anime, não sei quando, mas eu recomendaria ler o mangá para pegarem o embalo e botarem o hype lá em cima. E sim, eu confio no Wit Studio, porque quem pegou um mangá feio pra burro como Shingeki no Kyojin e transformou nesse anime bonito, com Vinland Saga vai ser mais fácil. Embora pode se esperar que o character design no anime não vá ser tão detalhado e realista quanto no mangá, mas não acredito que será algo que vai tirar a experiência.

E a última dica é que eu acho engraçado é como as pessoas não entendem ou demoraram pra entender até hoje o que vai acontecer em Vinland Saga, qual será o grande evento da história. Eu mesmo estou incluso entre eles, e é algo que com uma simples busca na Wikipédia dá pra entender o porquê desse nome e qual é a grande jornada desta história. E não vou contar aqui para não deixar ninguém de queixo caído. Conversei até com outros amigos e colegas sobre isso e eles quase caíram pra trás, sério mesmo. E sabendo ou não, não estraga a experiência da obra, o contrário, eu espero bastante para ver isso tudo acontecer.

Comentários Finais:

– Amanhã sai indicação musical.

– Amanhã não deve sair Boku no Hero Academia e nem Sinbad, só segunda mesmo.

Então é isso. Comentem o que acharam dessa indicação, se gostaram ou não, podem comentar. Mandem críticas e sugestões de tema, caso tenham. E até a próxima pessoal.

Curta o Otaku Pós-Moderno no Facebook | Siga o Otaku Pós-Moderno no Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.