Indicamos: Tonkatsu DJ Agetarou

Nada como uma coluna semanal com a consistência necessária para se manter semanal, não é verdade? A indicação dessa sexta-feira é Tonkatsu DJ Agetarou!

hero academia tonkatsu dj agetarou comentários análise review

 

Tem se tornado comum estúdios consagrados produzirem animes curtos, com episódios que variam entre 3 e 10 minutos de duração. Por vezes, esse tipo de obra surge em paralelo às produções tradicionais, ou em temporadas nas quais o estúdio em questão não trabalhou em nenhum anime longo. Recentemente, Uchuu Patrol Luluco fez bastante sucesso pelo estúdio Trigger (Kiznaiver, Little Witch Academia), e Nobunaga no Shinobi, da TMS (Saint Seiya: The Lost Canvas, ReLIFE), também recebeu elogios, garantindo inclusive uma segunda temporada (atualmente em andamento).

Assim, podemos assumir que Tonkatsu DJ Agetarou, do estúdio Deen (Sakamoto desu ga?, Kabukibu!), faz parte de uma tendência, um tipo de anime planejado e escrito para funcionar perfeitamente em seus 9 minutos por episódio. E olha só, caro leitor, considerando o pouco tempo que a série dispõe, até que uma boa quantidade de ideias é expressa narrativa e visualmente – mas, sobretudo, musicalmente.

 

hero academia tonkatsu dj agetarou comentários análise review

 

Nosso personagem central, Agetarou, é um jovem que trabalha desmotivadamente no restaurante de seu pai, com sua mãe e irmã, servindo tonkatsu (costeleta de porco frita e empanada) na movimentada Shibuya, em Tokyo. Certa noite, enquanto fazia a última entrega do expediente num clube local, Agetarou cede ao pedido do dono do estabelecimento, e entra para conhecer dito clube. Ele fica impressionado com o que vê e, principalmente, com o que ouve: a música eletrônica causa uma espécie de epifania em Agetarou, que o faz correlacionar o trabalho de um DJ ao trabalho de seu pai preparando tonkatsu. Ele subitamente entende o “groove” por trás de ambos ofícios, e decide se tornar o primeiro “tonkatsu DJ” do mundo.

 

hero academia tonkatsu dj agetarou comentários análise review

Arte é arte, meu jovem

 

A trilha sonora de Tonkatsu DJ Agetarou pode parecer repetitiva em alguns momentos, mas é justamente na quebra dessa repetição que o anime pontuará o estilo de cada DJ que Agetarou conhece e interage ao longo da história. E em cada um desses encontros, ele descobrirá novas ferramentas para aprimorar suas duas paixões: preparar tonkatsu durante o dia e se apresentar à noite. Aliás, nesse quesito, o anime é bem formulaico, e cada conflito episódico sobre a evolução musical de Agetarou será resolvido com um improviso vindo do personagem, e sempre relacionado ao preparo de tonkatsu dentro do próprio episódio. Mas ainda que siga esse padrãozinho conflito/solução, vale dizer que o anime o faz com eficácia, e sua comédia se mantém no ponto: leve, mas com algum grau divertido de cretinice.

 

hero academia tonkatsu dj agetarou comentários análise review

 

Inclusive, a série sabe até que ponto se levar a sério, e brinca com terminologias em inglês quase como se criasse um dialeto local shibuyano próprio, apenas para simbolizar sentimentos que, num show mais longo, talvez fossem explicados e expostos em diálogos desnecessários. Assim, usufruindo do tempo curto e provavelmente da grana também curta, vemos em Tonkatsu DJ Agetarou conceitos inteiros sendo sintetizados em uma única palavra, como groove, chill out, scratch, diggingvibes. Você não precisa conscientemente entender o que está sendo dito, e nem mesmo entender inglês, você capta o sentimento que o anime te mostra, incorpora o vocabulário que ele te propõe e pronto: toda a progressão de Agetarou seguirá um certo groove, entrecortado por expressivos momentos de chill out, e assim por diante.

 

hero academia tonkatsu dj agetarou comentários análise review

C H I L L  O U T: o melhor episódio do anime, fácil

 

Outra coisa interessante em Tonkatsu DJ Agetarou são as formas como o anime se pauta no mundo real. Logo de cara, somos apresentados à vida agitada de Shibuya, e visitamos junto de Agetarou o famoso cruzamento do distrito, a icônica estátua de Hachikou e o templo Meiji. Mirando a verossimilhança, a série nos remete algumas vezes à “cena da música eletrônica pós-2010”, sem contar com a aparição de personagens de outras nacionalidades, como DJs americanos e coreanos. Ainda, são constantes as anedotas sobre a mundanidade nas vidas de alguns desses personagens, perseguindo seus hobbies e sonhos de carreira somente após seus expedientes em empregos comuns. Veja abaixo, no encerramento do anime, o diálogo que existe com o nosso mundo e a cultura urbana no geral, numa mistura de still frames com material em live-action.

 

 

Por fim, falarei da inesperada semelhança que percebo entre o protagonista Agetarou e o estúdio Deen. A forma como ambos trabalham me dá a sensação de espontaneidade, talvez beirando até mesmo a libertinagem. Mas no bom sentido. Pois, da mesma maneira que Agetarou associa loucamente em sua cabeça o processo de se vender carne de porco frita à elaboração de um set de mixagem num clube, sinto que o estúdio Deen fez algo semelhante em 2016, no breve intervalo de um semestre, ao se dedicar a animes extremamente bem produzidos (primeiras temporadas de Rakugo e KonoSuba) e em seguida lançar uma série sobre cultura clubber e um DJ cozinheiro, de animação bem cartunesca, no estilo Adult Swim.

 

hero academia tonkatsu dj agetarou comentários análise review

Da vibes, bruh!

 

Tonkatsu DJ Agetarou é um legítimo coming-of-age, que vale a pena ser assistido, seja pela história, seja pela música e pelos assuntos que trata. E já que defendi tanto o Deen (um dos meus estúdios favoritos, devo dizer), deixo aqui registrada minha torcida por uma eventual segunda temporada do anime, já que o mangá continua em publicação e o estúdio Deen raramente segue as regras da indústria.

Anúncios

Um comentário sobre “Indicamos: Tonkatsu DJ Agetarou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s