BEDA #25 – Shingeki no Kyojin é tão bom assim?

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Mais um dia de BEDA e agora é sobre o maior fenômeno otaku da década até o dia de hoje (vai que mês que vem ou em 2019 apareça um fenômeno maior), Shingeki no Kyojin e será que é isso tudo? Justifica a popularidade? Vamos conversar sobre isso então.

beda 25 blog everyday april abril 2017 opm comentarios analise review manga shingeki no kyojin ataque dos titas anime


BEDA #25

Eu não preciso apresentar Shingeki no Kyojin, que foi traduzido no mangá da Panini para Ataque dos Titãs, se você que assiste anime e lê mangá não faz a menor ideia do que se trata, é porque você está em Plutão. Primeiro é preciso relembrar como surgiu o sucesso, e ele não veio com o mangá, que já era bem-conceituado, e sim com o anime.

Já começa que diferente do mangá, o anime é agradável visualmente, ele começa com uma primeira abertura muito emocionante, a música é fantástica, o clipe acerta em cheio também, ele mostra o mundo perigoso da história, os personagens vivendo uma guerra, o clima tenso o tempo inteiro e claro, as manobras dos personagens utilizando o Aparelho de Movimentação Tridimensional. É um senhor convite para o expectador entrar de cabeça nesse mundo cruel.

O mundo de Shingeki no Kyojin é fantástico, extremamente interessante. Diferente dos shonens habituais, onde vemos um grupo de protagonistas com poderes incríveis capazes de desafiar seus inimigos, aqui embora tenha suas semelhanças, o que se sobressai são as diferenças disso. A humanidade é fraca, uma presa à mercê dos titãs, e o que dá pra fazer para combatê-los é quase nada. A sobrevivência é pelo que se luta aqui e não por conquistas ou glórias. O personagem principal é movido pela vingança, ele sim tem os traços do autêntico protagonista de um battle shonen, embora com suas diferenças, principalmente esta da vingança. O mais sonhador é Armin, seu melhor amigo, cuja motivação é a liberdade, a vontade de conhecer o mundo e descobrir por si mesmo o que ninguém mais sabe sobre ele, pois os humanos estão enjaulados para se protegerem. Mikasa é motivada por seus sentimentos por Eren, seu irmão adotivo.

 

 

Claro que a história não é assim o tempo todo, ela começa assim, mas a mudança de perspectiva dos personagens, reviravoltas, o terror que são os gigantes, que são na mesma linha que as histórias de zumbis, monstros sem inteligência que saem devorando as pessoas que precisam sobreviver a isso. Um mangá que não pega leve com a violência, é explícita a brutalidade, os humanos sendo devorados, sangue jorrando, membros voando. Acompanhados de ótimas cenas de ação, as lutas são empolgantes e mistérios que são ponto-chave da história, sendo que na primeira temporada do anime, em que quase todos eles apareceram e quase nenhum foi respondido.

E com isso o que temos? O maior fenômeno da década dentre os animes e mangás. O anime mais falado e assistido de 2013, em que todo otaku assistiu, até mesmo pessoas que assistem anime de vez em quando ou raramente se renderam. Todo tipo de pessoa foi à loucura com Shingeki no Kyojin, desde otakus que assistem milhares de anime a pessoas que nem gostam muito de animes. Por conta disso, surgiram 4 spin-offs do mangá (sendo 2 em 2013) mais o Volume 0 (também em 2013), sem falar que já existiam 2 spin-offs criados antes do boom do anime. A Panini aqui no Brasil anunciou Shingeki no Kyojin com uma velocidade nunca antes vista, na palestra do Anime Friends de 2013 ela anunciou o mangá, que viria a ser adaptado como Ataque dos Titãs (conforme disse no início), que achei uma decisão acertada no nome. E no final daquele ano, já tinha o mangá nas bancas e assinatura do mesmo. Teve depois OVA do Levi, outro OVA que contou história do 104º Esquadrão, dois animes curtinhos de paródia, até especial com Os Vingadores teve. Não dá pra negar o sucesso da história, é discutir com a realidade.

 

beda 25 blog everyday april abril 2017 opm comentarios analise review manga shingeki no kyojin ataque dos titas anime

O poster icônico mostra bem o tipo de desafio da história

 

Mas aí vem a pergunta feita no título da postagem, Shingeki no Kyojin é tão bom assim? É isso tudo? Muita calma nessa hora, claro que é uma ótima história, a primeira temporada do anime foi muito boa, tanto pela história, quanto pela capacidade técnica com uma animação que foi muito bem trabalhada, se parar pra pensar que não teve tanto recurso assim e o traço original do mangá é mais feio que bater em cachorro, e musicalmente é memorável, todo anime de Shingeki no Kyojin (até os spin-offs) são fantásticos em termos de trilha sonora, inclusive eu coloquei Shingeki! Kyojin Chuugakkou como a melhor trilha sonora de 2015. Mas eu não acho o melhor anime que existiu, nem melhor mangá da atualidade e sequer foi o melhor anime do ano.

Calma, eu não acho ruim. Acho sim que Shingeki no Kyojin uma ótima história, o mangá todo mundo sabe que tem um traço feio, que no início era pior ainda, parecia um rascunho, ele tem uma enrolação, principalmente depois do sucesso, Isayama passou a enrolar mais ainda, o que já responde se é a melhor obra japonesa da atualidade.
O anime também teve decisões equivocadas, alguns exageros (mesmo pra Shingeki no Kyojin) em certas cenas, nem toda história foi excelente nessa parte, teve algumas coisas que foram fracas ou clichés chatos, e o principal de tudo, teve anime melhor em 2013. Um deles? Gatchaman Crowds, um anime que eu fui assistir só porque tinha Gatchaman no nome, mas é o oposto da série dos anos 70, assistam, foi o melhor anime do ano que vi, e um dos melhores da década. A continuação também é boa.

Eu gosto de Shingeki no Kyojin, foi uma história que me cativou, já discordei várias vezes do pessoal do blog que critica a obra em nossas conversas, é uma história de qualidade e que te prende pra saber tudo, mas não considero a melhor que existiu na história, nem nessa década e nem o melhor anime de 2013. Mas recomendo muito, leiam o mangá, assistam o anime, eu inclusive vou tentar fazer meu irmão ver o anime.

 

beda 25 blog everyday april abril 2017 opm comentarios analise review manga shingeki no kyojin ataque dos titas anime

O bizarro também chama a atenção

 

Sobre o fenômeno que foi, esse boom que causou, eu acho ótimo. Quando se trata de algo ruim, confesso que não fico muito contente, embora isso tem seus benefícios, porque tanto os bons quanto os ruins, esquentam o ramo, fazem as pessoas procurarem por tudo da série que é fã (seja série de livros, mangás, animes, filmes, games, o que for), incentiva quem é de fora a entrar e ver mais animes, muita gente começa a ver animes e ler mangás, por causa de fenômenos assim. Eu mesmo comecei e entrei de cabeça por causa de fenômenos como Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon, conforme disse no início do mês. Quem fica reclamando desse tipo de coisa é recalcado, gente que não pode ver algo fazendo sucesso que já fica com inveja. E isso é triste.

De qualquer forma, fica a minha recomendação da série e que vejam sem ficarem na ilusão de que se trata do Poderoso Chefão otaku, mas algo bem interessante e divertido.

Comentários Finais:

– UFA, foi um senhor textão, hein?

– Se tudo der certo, tem Vagabond mais tarde.

– Falta pouco para terminar o BEDA, mais um pouquinho e chegamos lá.

– Esqueci de comentar da dublagem, é muito boa, especialmente Yuki Kaji que faz o Eren, que no ano anterior já tinha feito um excelente trabalho como Ali Babá em Magi e desde então só faz ótimos trabalhos.

Então é isso. Comentem o que acharam dessa postagem, se gostaram ou não, podem comentar. Mandem críticas e sugestões de tema, caso tenham. E até a próxima pessoal.

Curta o Otaku Pós-Moderno no Facebook | Siga o Otaku Pós-Moderno no Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s