BEDA #21 – Indicamos: Adolf

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Eu disse na terça que deixaria pra comentar desse mangá depois, né? Então, esse é o motivo, para fazer essa indicação aqui no blog.


BEDA #21

Adolf ni Tsugu é um mangá criado por Osamu Tezuka. Saiu pela Shukan Bunshun de 6 de janeiro de 1983 até 30 de maio de 1985, totalizando 36 capítulos e 5 volumes.
O mangá não recebeu nenhum tipo de adaptação. Aqui no Brasil, o mangá saiu pela editora Conrad em 2006.

A história começa em 1936, Sohei Toge está em Berlim para cobrir as Olimpíadas. Lá ele encontra seu irmão mais novo que estuda na Alemanha como aluno de intercâmbio. Só que seu irmão é assassinado e ele tinha ligações com os comunistas, além disso, tudo sobre ele desaparece na Alemanha, exceto um documento no Japão que contém um segredo que pode mudar tudo. Por conta disso, a história acaba nos contando a história de 3 Adolfs. Adolf Kaufmann, um filho de um nazista e uma japonesa. Adolf Kamil, um judeu alemão que mora em Kobe, no Japão. E claro, Adolf Hitler, aquele que dispensa apresentações. A história desses 3 Adolfs vão se cruzando durante a história de tal maneira que a história de cada Adolf é influenciada pelo outro.

 

 

Por que vale a pena ler Adolf?

Se eu disser que é só por ser do Tezuka, eu seria um grande cara de pau. A primeira vez que eu soube desse mangá, foi no início do Video Quest, quando eles fizeram um excelente vídeo recomendando o mangá. Por conta disso, eu passei 2 anos (é de 2011, mas eu só fui ver no ano seguinte) correndo atrás do mangá para comprar. Consegui milagrosamente comprar todos os 5 volumes por um preço muito barato. Tirando o 4, que eu encomendei depois pela internet depois de muita procura, os outros eu dei sorte de achar num Rio Anime Club em 2014 por 10 reais no stand da Comix. Aí quando eu vi, não teve jeito, fui comprar. Mas não achem que isso é regra, é exceção, pois vocês vão encontrar por aí, cada volume custando bem mais.

Voltando ao assunto, é uma leitura fantástica. Tezuka está mais experiente, o modo como ele conta essa história é de uma extrema competência e deixa o leitor muito interessado, os personagens são muito bem construídos. Nós vemos em um momento raro a visão dos japoneses sobre os judeus e Hitler, coisa que não lembro de outra história que conte isso, só se vê o confronto com os americanos ou as consequências das bombas atômicas. Não que isso não seja importante, mas muitas pessoas não sabem como eram a relação dos japoneses com os judeus e com o nazismo, assim como a recíproca. É um mangá que tem elementos do Tezuka, até mesmo alguns “atores” recorrentes dele estão lá, mas ao mesmo tempo é um mangá bem diferente do que conhecemos dele. É uma história mais pesada, mas que ele tem boa mão ali. O desenvolvimento dos dois Adolfs nesse cenário de Segunda Guerra Mundial é incrível, o terceiro, o que existiu de verdade, não precisou de apresentação e desenvolvimento, mas quando apareceu, não comprometeu (PELO AMOR DE DEUS, ISSO NÃO É UMA DEFESA À HITLER, É DIZER QUE TEZUKA O ESCREVEU BEM NA HISTÓRIA).

 

 

Por todos esses elementos e a mensagem deixada por Tezuka na história, creio que Adolf é um dos melhores mangás que li em toda a minha vida. Não é perfeita, faltou desenvolver o Adolf Kamil na última parte, Tezuka queria fazer isso, mas infelizmente a revista fechou, a editora tava mal das pernas, ele também lutou muito pra fazer todo o mangá (o que eu acho uma demonstração de garra admirável), mas foi um excelente mangá. Por isso tudo que recomendo Adolf.

Comentários Finais:

– Ore Monogatari!! vou adiar de novo, ainda tô com o braço ruim.

– Vocês já leram o que do Tezuka? E qual é a obra favorita de vocês do Deus dos Mangás?

Então é isso. Comentem o que acharam dessa postagem, se gostaram ou não, podem comentar. Mandem críticas e sugestões de tema, caso tenham. E até a próxima pessoal.

Curta o Otaku Pós-Moderno no Facebook | Siga o Otaku Pós-Moderno no Twitter

Deixe um comentário

