BEDA #07 – Indicamos: Hokuto no Ken

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Já tinha um tempo que eu queria fazer essa indicação, na verdade desde quando criamos o blog, então antes tarde do que nunca, para poder indicar Hokuto no Ken.

beda 07 blog everyday april abril 2017 opm comentarios review analise manga anime hokuto no ken fist of north star shonen jump toei


BEDA #07

Hokuto no Ken é um mangá criado pela dupla Tetsuo Hara (roteiro) e Buronson (arte). O mangá saiu pela famosa Weekly Shonen Jump de 13 de setembro de 1983 até 26 de julho de 1988, totalizando 245 capítulos e 27 volumes encadernados. Por conta de seu sucesso, ganhou adaptações em anime produzidas pela Toei Animation. Hokuto no Ken, foi exibido pela Fuji TV de 4 de outubro de 1984 até 5 de março de 1987, num total de 109 episódios, Hokuto no Ken 2, foi exibido também pela mesma emissora de 13 de março de 1987 até 18 de fevereiro de 1988 num total de 43 episódios. E teve também o filme Hokuto no Ken Movie, lançado no dia 8 de março de 1986, adaptando parte do primeiro anime. Também tiveram vários spin-offs, entre eles 6 filmes, uma história que antecedeu que é Souten no Ken, inclusive alguns animes em formato DD fazendo altas referências à história original bem engraçadas. Dessas só Souten no Ken que foi feita pela dupla que criou o mangá.

 

beda 07 blog everyday april abril 2017 opm comentarios review analise manga anime hokuto no ken fist of north star shonen jump toei kung fu artes marciais

Dispensa comentários

 

Hokuto no Ken se passa em um mundo pós-apocalíptico em que nem países existem mais. A história gira em torno de Kenshiro, o sucessor do estilo de artes marciais Hokuto Shin Ken, um estilo de Kung Fu milenar vindo da China. Kenshiro viaja com Bat e Lin inicialmente para resgatar sua noiva, Julia, mas a história vai crescendo chegando à sucessão do Hokuto Shin Ken, origem de Kenshiro e seus irmãos.

Por que vale a pena ler/ver Hokuto no Ken?

Responder essa pergunta somente com “é um clássico” seria mais raso que prato de self-service, além de uma obviedade colossal. Os motivos pelos quais inicialmente eu corri atrás dessa história, foi sim por ser um clássico, mas não só isso, como o fato dele ter influenciado outros battle shonens, principalmente os da Jump. E claro que só isso não é o suficiente pra falar bem de um mangá, anime ou qualquer outra mídia.

 

beda 07 blog everyday april abril 2017 opm comentarios review analise manga anime hokuto no ken fist of north star shonen jump toei kung fu artes marciais omae wa mou shindeiru

Omae Wa Mou Shindeiru

 

Hokuto no Ken é uma história de Kung Fu com alto teor de violência, as lutas têm os movimentos que são baseados na arte marcial chinesa dignos de filmes do gênero, combinados com o exagero dos battle shonens, que nem existiam direito na época. Isso tudo com direito aos gritos dignos do Bruce Lee e a lendária frase de efeito “Omae Wa Mou Shindeiru”, que significa “Você já morreu”, quando ele derrotava alguém na maioria das vezes. E isso vinha seguido da pessoa explodindo e jorrando sangue de deixar Tarantino com inveja. É uma combinação impressionante e divertida, e que combinou com a época, a dos brucutus dos filmes de ação dos anos 80. Você vai ver no Kenshiro Bruce Lee, Sylvester Stallone e Mad Max. A base disso tudo foi bem implementada em Hokuto no Ken. Outro ponto positivo para a obra é a evolução da arte do mangá. O traço evoluiu de uma maneira que poucas vezes foi vista em mangás.

 

beda 07 blog everyday april abril 2017 opm comentarios review analise manga anime hokuto no ken fist of north star shonen jump toei kung fu artes marciais tetsuo hara

O antes e o depois da arte de Tetsuo Hara

 

Claro que a série tem seus defeitos, poderiam ter trabalhado melhor sobre a situação do mundo, ou não, já que Mad Max não fez muito isso também, até onde eu me lembro. Alguns personagens poderiam ter sido melhores trabalhados, final da Julia, o próprio final do mangá não convenceu muita gente, mas apesar dos defeitos, existem mais virtudes em Hokuto no Ken, e é por isso que eu recomendo que vocês leiam o mangá e assistam o anime.

 

beda 07 blog everyday april abril 2017 opm comentarios review analise manga anime hokuto no ken fist of north star shonen jump toei kung fu artes marciais

Assim que Kenshiro mata os caras, e usando Kung Fu

 

Comentários Finais:

– Por conta de emergências, Tokyo Ghoul fica pra amanhã.

– Saiu tarde, mas estamos aí. E está bem divertido fazer esse desafio.

Então é isso. Comentem o que acharam dessa postagem, se gostaram ou não, podem comentar. Mandem críticas e sugestões de tema, caso tenham. E até a próxima pessoal.

Curta o Otaku Pós-Moderno no Facebook | Siga o Otaku Pós-Moderno no Twitter

Anúncios

2 comentários sobre “BEDA #07 – Indicamos: Hokuto no Ken

  1. Horus Dei disse:

    Hokuto no Ken é um mangá com tamanha influência que faz parecer Dragon Ball coisa de iniciante! Sua mistura de ação com drama era única na época. Seu estilo de luta influenciou praticamente todos os mangás/animes modernos (incluindo DB). Quem nunca viu um Atatatatatatata ata!?! em outros animes, ou alguma parodia sobre pontos de pressão e gente explodindo?
    Arte e musica sensacionais. É um “MUST SEE” para qualquer um que se defina fan de anime!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s