BEDA #02 – Os 10 anos de Gurren Lagann!

ROW ROW FIGHT THE POWA!!! ROW ROW FIGHT THE POWA!!!

mask copy

Ontem, 1º de abril, foi dia de quê mesmo? Claro, dia da mentira. Mas, além disso, foi o aniversário de um clássico recente do fantástico Studio Gainax. Foi o dia em que Tengen Toppa Gurren Lagann completou uma década! Pois é, são 10 anos da maior guerra que o Universo já viu (literalmente), 10 anos desde que o mundo foi apresentado ao homem exemplar: Kamina. Liderando Simon rumo à superfície, ele é a força imparável que comoverá toda a humanidade a lutar pela liberdade!

Kamina_Badass

“O exagero é a alma de um homem!” — Kamina-sama

 

Além de seus ótimos personagens, como Yoko, Nia, Viral, Rossiu, e os próprios Simon e Kamina, o anime ainda marca a estreia fenomenal de Hiroyuki Imaishi (Panty & Stocking, Kill la Kill, Uchuu Patrol Luluco) na direção.

E pra celebrar essa data, vou falar da minha fantheory favorita de Gurren Lagann. Uma teoria que, olhando mais atentamente, pode não parecer tão improvável assim. Há evidências e mais evidências de sua veracidade no anime. E para discuti-la é bom lembrar que, evidentemente, spoilers vão rolar soltos por aqui.

Vamos lá: lembra-se da cena de abertura de Gurren Lagann? A primeiríssima cena, do primeiro episódio. Sabe de qual cena eu to falando? Confere lá, é rapidinho. Ela dura 30 segundos e, como falei, abre o anime, então nem precisa procurar demais. Pra facilitar ainda mais, saiba que você encontra Gurren Lagann completo no Netflix. Então, caso pareça uma boa ideia, que tal reassistir à obra toda de uma vez? Não é nenhum mal. Mesmo porque o gostoso de Gurren Lagann é maratonar!

Enfim, empolgação à parte, nessa cena peculiar vemos um certo “Capitão Starlock” (o que por si só já é uma referência ao clássico Captain Harlock, de Leiji Matsumoto) atravessando o espaço sideral na velocidade da luz. Ele comanda sua tripulação numa batalha de proporções galácticas, tudo isso com um furry(!) ao seu lado. A teoria diz que esse Capitão não é uma versão paralela de Simon ou de Kamina, e sim o PAI deles (indicando, portanto, que eles são irmãos, algo que nunca é explicitado na série). O furry, pasmem, é a versão humanizada de Boota — batizando assim a teoria de The Boota Theory.

Boota_5

O tal Capitão

 

A discreta topeira acaba por se revelar a grande chave do anime. Boota tem uma idade insondável, pois esteve lá desde o princípio, testemunhando tudo. Conforme assistimos à série, temos a impressão de que Boota pertence a Yoko. Porém, caso você tenha boa memória, lembrará que, na verdade, ele era o bichinho de estimação de Simon no início. Foi apenas esperteza de Boota querer praticamente morar no meio dos peitos de Yoko… Mas, se pertence a Simon, ele não poderia ser um presente? Ou um amuleto de alguém? Assim como a broca que Simon encontrou, não poderiam esses serem antigos bens de seu pai?

Sem título

Furry Boota ao resgate!

 

Além de Boota, já percebeu a semelhança entre as capas vestidas por Capitão Starlock e o corpo do pai de Kamina? E o símbolo da caveirinha, adotado por Simon e Kamina, não poderia também ser uma herança? Afinal, será que os nomes “Gurren” e “Lagann” são realmente improvisos de Kamina, ou poderia ser que ele tenha escutado histórias heroicas de seu pai quando criança, e revivido essas memórias na hora certa? E claro, como o irmão mais velho superprotetor que ele é, não revelando a Simon a identidade de seu pai — possivelmente escondendo até o fato de serem irmãos.

Boota_7

Mais uma prova: é Boota quem ensina Simon a usar a broca que encontrou!

 

E o barulho de metais balançando (ouça com atenção) conforme Capitão Starlock caminha naquela cena inicial? Não é o mesmo som de quando o pai de Kamina passa a mão em sua cabeça? Memória auditiva me parece um ótimo recurso narrativo.

Boota_9

Bling bling, motherfucker

 

Porém, a maior evidência, pra mim, está na dublagem original. Takayuki Sugou é quem interpreta o Capitão do primeiro episódio, o pai de Kamina em suas lembranças, e o velho Simon no último episódio. A meu ver, isso praticamente encerra o assunto.

E você, o que acha dessa teoria mirabolante? O que acha de Gurren Lagann no geral? Também te mareja os olhos pensar nesse anime, ainda mais agora, que ele já tem 10 anos de idade? Comente sua opinião, fight the powa, e não perca as próximas postagens do BEDA!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s