OPM Awards 2016

Premiação OPM Awards 2016

Sem mais delongas, está no ar a nossa já tradicional premiação anual dos animes e dos mangás. No OPM Awards, escolhemos os melhores(e piores), ou o que mais gostamos nos animes e mangás no ano de 2016.

É claro, a premiação é feita com o que a gente assistiu e leu e nossos critérios são totalmente arbitrários, então podemos ter deixado muita coisa boa de fora. Você é livre pra discordar da gente e deixar sua opinião nos comentários!


Melhores Animes de 2016

Melhor Anime da Temporada de Inverno 2016

VG: Apesar das críticas quanto ao mistério, que eu reitero, ERASED tinha uma história cativante, além de ter uma produção primorosa. Não tinha como escolher outra coisa aqui.

Sano:Disparado o melhor anime da temporada. Um dos três melhores animes do ano. Não lembro de ter visto um anime de mistério tão bom. É daqueles animes que comentaremos por um bom tempo.

Melhor Anime da Temporada de Primavera 2016

VG: Sem muito o que comentar aqui. Boku no Hero Academia foi uma das sensações do ano e a adaptação animada não decepcionou.

Sano: Ia colocar um certo anime, mais abaixo entenderão o porquê. Mas essa temporada de JoJo é simplesmente fantástica. A história dispensa comentários, a dublagem é sensacional e a trilha sonora é um show à parte.

Melhor Anime da Temporada de Verão 2016

VG: Não assisti, mas gostei de Mob Psycho, rs.

Sano: ONE mostrou pra quem não acompanhava seu trabalho (eu, por exemplo) que não só escreve paródias. Ele mantém seu humor afiado, mas dentro de uma história mais séria, mais objetiva e que até tem sua carga dramática muito bem trabalhada.

Melhor Anime da Temporada de Outono 2016

VG: Impossível não colocar Sangatsu no Lion aqui. Visualmente lindo, um enredo comum, mas trabalhado com tanto cuidado, uma preocupação incrível com simbologia. Shaft nunca nos decepciona.

Sano: Não acho que seja um malabarismo, porque é um anime e começou seja na internet para o resto do mundo ou só para o Japão nessa temporada. Eu não vi muitos animes dessa temporada, era pra ter colocado um Haikyuu!!, Sangatsu, Yuri on Ice, mas não quero votar em branco, então vou escolher um anime bom e que eu assisti completo. Visualmente muito bonito, pegou todas as gerações e é um prato cheio para os fãs dos jogos, como eu.

Melhor Anime do Ano de 2016

VG: Já falei tudo na categoria anterior. O ano foi muito bom para os animes, mas eu não consigo não colocar 3-gatsu aqui.

Sano: Calma, antes de chamarem de fanboy, leiam tudo. Uma das melhores adaptações da Jump que existiu até o momento. Sem pressa pra andar com a história e ao mesmo tempo não enrolou o espectador, dublagem casou demais com os personagens, excelente trilha sonora, animação lindíssima. Talvez a Jump devesse pensar em adaptar mais seus mangás de sucesso em 13 episódios por temporada.

Anime mais Divertido de 2016

VG: Outra das grandes sensações da temporada, Re: Zero, apesar dos seus problemas e do seu terço final bem ruinzinho, foi um dos poucos animes que me fez discutir e assistir vários episódios em sequência, coisa que não rolava há um tempo. Me divertiu, sem dúvidas.

Sano: Não só foi bom, como divertiu. As lutas foram pra fã nenhum botar defeito. Em especial as dos últimos episódios, tudo isso somado à ótima trilha sonora que o anime teve.

Anime Mais Engraçado de 2016

VG: Luluco só queria ser uma garota normal, mas o nonsense de sua vida tornou o anime dela o mais engraçado do ano.

Sano: Deixem o preconceito e estereótipos de lado. Um cara hétero obsessivo por shippar yaoi. E é tudo feito de uma maneira leve, inocente e sem querer ofender os homossexuais. É um tipo de história tão inusitada que gera situações bem engraçadas.

Melhor Continuação de 2016

VG: KyoAni é KyoAni. Depois da boa supresa que tivemos que Hibike! Euphonium, a segunda temporada manteve o nível, só que com mais yuri-baits. Não que eu esteja reclamando…

Sano: É um anime de 2015, mas seu brilho se deu mesmo em 2016. Já expliquei nesse post por que é a melhor geração do anime de Pokémon. O que teve de melhor, aconteceu nessa continuação de XY.

Melhor Abertura de Anime de 2016

VG: Re:Re: – Asian Kung-Fu Generation – Foi difícil escolher, mas a abertura de ERASED era incrível mesmo. Asian Kung-fu Generation é outro nível. Esse ano tem post de melhores aberturas(e encerramentos!) de 2016, aguardem.

Sano: Porno Graffitti – THE DAY – Foi a música que eu mais escutei esse ano. Tem gente , inclusive daqui do blog, que não gosta, mas eu adorei. Combinou muito bem com o tipo de anime que é Boku no Hero Academia.

Melhor Encerramento de Anime de 2016

VG: Bump of Chicken – Fighter Outra escolha difícil, mas com uma música tão forte, além da animação linda em seu encerramento, Sangatsu no Lion conquistou seu lugar aqui.

Sano: LUNKHEAD – Kessen Zenya – Música de encerramento que eu ouvi até arrebentar os ouvidos (forma de dizer, meus ouvidos estão ótimos). Não só a música é excelente como o clip do encerramento do anime estava ótimo, simples, porém mostrou com eficiência o que representa a batalha final.

Melhor Trilha Sonora de Anime de 2016

VG: Não sou nenhum especialista em trilha sonora, é um dos meus pontos fracos, por sinal. Só que a trilha de Boku no Hero Academia captou minha atenção, com faixas que não narram, mas adicionam pra suas sequências.

Sano: Foi a que mais me marcou de longe. You Say Run é a autêntica trilha sonora dentro do anime que você quer ouvir enquanto tá treinando, malhando, correndo e qualquer coisa do tipo. É pra te deixar com a adrenalina lá em cima. You Can Become a Hero é muito bonita e não posso deixar de mencionar Hero A que é fantástica.

Melhor Protagonista de Anime de 2016

VG: Pode não ser dos personagens mais cativantes, mas é um dos mais bem construídos que eu vi em tempos. As reações, as emoções de Rei, todas são muito reais e é fácil se identificar com ele.

Sano: A construção do Mob é algo fantástico, ainda mais o conflito interno que ele mostrou nas lutas decisivas e o que ele pensa dele mesmo, das pessoas, dos poderes e tudo mais, me surpreendeu demais.

Melhor Vilão de Anime de 2016

VG: Não me lembro de graaaandes vilões ou até mesmo antagonistas nos animes que eu assisti. Preferi deixar em branco.

Sano: É cliché pra cacete colocar vilão de JoJo como o melhor, mas o personagem foi ótimo. Araki construiu o autêntico psicopata, os poderes dele eram absurdos, os assassinatos foram cruéis (como o do Shigechi), as viradas que ele deu ao seu favor foram geniais também e o final foi sensacional.

Melhor Personagem Masculino de 2016

VG: Best. Guy.
Sano: – Uma simples homenagem ao melhor Pokémon que apareceu no anime. Foi tão popular que rendeu até a sua versão no jogo. Algo que ninguém imaginava. E quase todos os espectadores esperam que volte um dia.

Melhor Personagem Feminina de Anime de 2016

VG: Dificilmente eu desgosto de personagens femininas em posição de comando, o que não foi diferente com a Crusch. Foi uma personagem forte, de personalidade e que influenciou fortemente no crescimento do protagonista, além de ter todas as características de uma grande líder.

Sano: Tem uma pitada de clubismo, mas não vi outras personagens femininas que me chamassem tanto a atenção. Existiram boas, mas não tanto quanto a nossa querida Uravity.

Melhor Anime Curto de 2016

VG: Já botei Luluco em mais engraçado, mas motherfucking Trigger coloca esse anime em mais uma categoria.

Sano: Seria do fofíssimo Bananya e também para Pokémon Generations, mas Nyanbo! é igualmente fofo e visualmente mais bonito ainda. Não lembro de CG sendo tão bem usado assim nos animes.

Melhor OVA/ONA/Especial de Anime em 2016

VG: Depois de Pokémon: The Origin, ganhamos mais uma animação que adapta de verdade os jogos da franquia. Bom pra quem é fã, como eu.

Sano: Pelos mesmos motivos que eu expliquei antes.

Surpresa do Ano nos Animes de 2016

VG: “Anime de patinação no gelo? Hmm, os previews estão bonitos…”. Yuri!!! on Ice foi além disso, um dos grandes animes da temporada.

Sano: O Digimon de Schrödinger, é Digimon ou não é ao mesmo tempo. As pessoas não o entenderam, o título é uma explicação sincera. Não é um anime de Digimon, mas tem os mesmos elementos da série. E a qualidade tá mais próxima das melhores temporadas do que das piores.

Piores animes de 2016

Decepção do Ano nos Animes de 2016

VG: Um dia vai, Berserk. Um dia…

Sano: Um dos animes que mais tivemos expectativa nas últimas décadas. Sério, desde 1998 que se espera por uma continuação de Berserk, aí quando surge, me fazem um anime de à base de um CG mais feio que bater na mãe.

Pior Anime de 2016

VG: Essa categoria foi uma briga feia entre Mayoiga e Big Order. Já que Mayoiga eu ainda aguentei até a metade, quem levou a melhor(ou a pior?) foi essa comédia involuntária.

Sano: Essa escolha estava como certa de que seria Koutetsujou no Kabaneri, mas Gakuen Handsome é tão feio, bobo, burro e sem graça, que merece entrar aqui. E nem é por ter yaoi, shonen ai ou qualquer coisa do tipo, tanto que o que eu escolhi como mais engraçado foi nessa pegada. Mas o que Fudanshi Koukou Seikatsu teve de engraçado, Gakuen Handsome teve de tosco.

Melhores mangás de 2016

Surpresa do Ano nos Mangás de 2016 no Brasil

VG: Não por Cavaleiros, essa é uma vaca que vai dar leite por bastante tempo aqui no Brasil. Não esperava era um Kanzenban por aqui. Que seja o primeiro de muitos.

Sano: Admita, você pensou que fosse sair pela Panini. Eu também pensei, afinal, os títulos de sucesso da Shonen Jump há anos só saem por ela. Nenhum de nós imaginou que a JBC fosse pegar esse mangá, e ainda por cima tão rápido.

Melhores Mangás Lançados no Brasil

Melhor Relançamento de Mangá no Brasil em 2016

VG: Eu tinha muitas opções pra colocar aqui, mas vou de Vagabond pela qualidade, custo-benefício e por ter sido o único sem problemas de material, acabamento ou preço.

Sano: Slam Dunk poderia estar aqui, mas foi lançado só em novembro e não havia a necessidade tão grande quanto Fullmetal Alchemist (que seria a minha escolha se não fosse Vagabond) e principalmente a história de Miyamoto Musashi. Vagabond veio pra cá 2 vezes e coloquei ano retrasado como a grande decepção. Por isso, nem me decepcionei com o segundo cancelamento. Dessa vez, o mangá veio pra ficar. Panini está fazendo um ótimo trabalho, o preço é salgado, mas vale lembrar que é em um formato excelente, então a relação custo-benefício compensa e muito. Daqui há uns 3 anos estaremos juntos com o Japão, só esperar.

Piores Mangás de 2016

Decepção do Ano nos Mangás do Brasil em 2016

VG: Estamos desde abril de 2015 esperando e nada. Essa demora é prejudicial até para a obra, cria uma expectativa tão grande que é capaz de não ser cumprida. Vamos ajudar, japoneses.

Sano: Tudo bem que mangá de luxo vai ser mais caro, mas R$ 64,90 em um volume é demais. E eu não vi nada que justificasse esse preço. Não teve nenhum argumento convincente. Só vou comprar quando tiver um desconto muito forte.

Pior Lançamento de Mangá no Brasil em 2016

VG: Nada contra, só nunca vi grande apelo nessa franquia mesmo.

Sano: Era realmente necessário? Chegou muitos anos depois do anime e ninguém ligou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s