Versão Brasileira: Berserk 12 – Panini

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Bora aqui comentar sobre o último volume de Berserk que saiu por aqui?


Berserk: Volume 12

Caminhando mais lentamente para o fim do arco, o início do volume começa com algo que vem sendo muito trabalhado, a relação entre Guts e Caska, novamente indo muito bem, se desenvolvendo como um casal de pessoas verossímeis (acho uma palavra melhor que comum, já que em um mundo onde tem o sobrenatural, podem entender errado). E tudo isso com o bônus do Griffith vendo de novo e não podendo fazer nada, novamente me faz pensar na sensação de impotência que ele sente desde quando foi derrotado pelo Guts. De novo dá pra ver que ele se sente mal por não ter poder para fazer o que quiser.

Só que aí começa a desgraça, vai lentamente mostrando o início e ele comprova duas coisas. Uma que todos já estão carecas de saber e outra que eu palpitei aqui, mas sem muita certeza. Primeiro que o Griffith se importava sim com Guts, o mangá nesse volume deixa isso bem claro, ele não queria que ele tocasse nele, mas não podia fazer nada. Eu confesso que tinha me esquecido dessa cena. E a segunda é o que todos estão carecas de saber, que o Guts é um dos caras mais azarados do mundo. É de deixar caras fracassados de sitcom (tipo um Alan Harper da vida) darem graças a Deus de não terem a mesma vida que ele, porque como tem uma capacidade de se meter em algo que vai se ferrar muito.

Finalmente apareceu cronologicamente (a primeira vez que Guts viu) os 4 God Hands e o ritual para que Griffith se torne o quinto. Tudo aqui é aterrorizante e desesperador, não só a presença de 4 dos 5 principais vilões da história como também de tudo que veio junto com eles. Somos apresentados a isso tudo do modo mais eficiente possível. A coisa é visceral, é feia, suja e desesperadora, como tem que ser.

Mas também conhecemos um pouco mais da origem do Griffith, que acaba voltando ao tema principal de Berserk, destino. Nós temos um personagem que nasceu para isso, que alguma hora isso iria acabar acontecendo. Também entendemos mais porque Griffith se tornou assim e escolheu esse caminho. E acontece depois a grande decisão de Griffith. Tirando o horror que acontece e focando só no personagem, claro que continua sendo injustificável, mas primeiro tem uma certa manipulação que acontece com ele, fizeram a caveira dele, segundo que Griffith merece pagar por isso porque ele colocou a si mesmo acima dos outros, ele provou definitivamente que é capaz de tudo pela sua ambição. E o que essa cena nos mostra é um Griffith que acredita que isso não é um problema e que seus companheiros estavam dispostos a se tornarem sacrifícios demoníacos para que ele possa conquistar o reino. Claro que teve manipulação para que ele decidisse isso, mas ele não entendeu como são os companheiros, e também se forçou a acreditar nisso porque era o que convinha a ele. Aqui foi manipulação, egoísmo, ganância e principalmente falta de noção de companheirismo.

Agora é se preparar psicologicamente para o próximo volume porque a coisa vai ser muito pesada. Vai ser bem feio.

Comentários Finais:

– Mais um excelente volume de Berserk que é um dos melhores mangás em publicação no Brasil. Leitura rápida e bem fluída, diálogos ótimos, o traço de novo é outro destaque e a ambientação está perfeita.

– Desculpa a demora, era para ter postado aqui na segunda, mas essa volta às aulas deixou meus horários uma bagunça, logo ainda estou me adaptando a isso.

– Se tudo der certo, amanhã revelarei uma surpresa que estou bem atrasado com vocês. Se preparem que é legal.

Então é isso. Comentem o que acharam do volume e da review, se gostaram ou não, podem comentar. Mandem críticas e sugestões, caso tenham. E até a próxima pessoal.

Curta o Otaku Pós-Moderno no Facebook | Siga o Otaku Pós-Moderno no Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s