Versão Brasileira: Dragon Ball 27 e 28 – Panini

Finalmente melhor da febre e em condição de poder postar as reviews. Então vamos nessa com Dragon Ball da Panini.

wpid-20140911_120308.jpg

Dragon Ball Volumes 26 e 27

Não precisa ser um Sherlock Holmes pra perceber que a capa do volume 27 já dá o spoiler do destaque do mesmo, só achei o Piccolo meio deslocado nessa capa, comparando com os 2 protagonistas desse volume. Já a capa do volume 28 foi uma arte que o Toriyama sempre fez nos volumes, um personagem em algum veículo e que não tem nada a ver com a história. Fico me perguntando como seria um mangá sobre veículos do Toriyama.

Sobre o enredo, esses 2 volumes vão do clímax da luta entre Goku e Freeza até o início da saga Cell. Óbvio que não é spoiler pra ninguém o que acontece, a menos que você more em Urano.

O trabalho da Panini continua o de sempre com Dragon Ball, e dessa vez eu tenho que criticar mais ainda o fator de não ter páginas coloridas, o capítulo 323, por exemplo, foi um que era totalmente(sim, TODO e não uma ou duas páginas) colorido. Aí esse capítulo não sai visualmente como era pra ser porque não foi colorido.

O meu sentimento ao ler esses 2 volumes, nostalgia total. OK que Dragon Ball é nostálgico, mas eu tenho contato direto com Dragon Ball, não é algo que eu vi a muito tempo atrás e esqueci, periodicamente desde 99 eu tive algum contato com Dragon Ball. Mas dessa vez, acredito que pelas histórias que eram, me veio esse sentimento de nostalgia, mas foi um sentimento gostoso, de uma época que eu não tinha preocupação com nada e assim que chegava às 15:30 h na Band Kids ou às 18:30 h no Cartoon Network(o saudoso Toonami), era a hora que eu parava de jogar bola, de jogar videogame, ou em certas épocas vinha correndo do curso pra não perder nem um momento da abertura.

Quanto à história, eu sei separar carinho afetivo de qualidade, mas sim, mesmo assim essa parte foi memorável, emocionante e com ótimas lutas. O pessoal que faz piada com os 5 minutos pra explosão de Namekusei por causa do anime, deveria ler o mangá antes de querer trollar, sem falar que a saga Freeza inteira foram 8 volumes (pouco mais de 90 capítulos pelo que eu me lembre, Goku x Freeza foram 29 capítulos), foi bem menos que muita luta contra certos vilões de shonen atual (sendo que esses vilões nem chegam a ter a graça do Freeza).

Um exemplo de como tudo é mais rápido, foi a Genki-dama, lendo no mangá você vê que foi sem delongas e a própria transformação em Super Saiyajin, a reação de Goku foi só uma página, sendo que em um quadro da página ele já tava transformado.

A luta de Goku x Freeza dispensa comentários, foi legal, divertida, Goku enfiou umas porradas nele de lavar a alma, e quando eu era garoto, eu não entendia porque o Goku tinha “desistido” de lutar contra Freeza ali no final. Eu era burro pra cacete, porque na verdade ele não tinha mais nada a provar e Freeza não oferecia mais combate pra ele. Freeza estava derrotado, e estava perdendo ki, e eu não percebi isso na primeira vez que vi. E incrível também como Freeza era desleixado demais, conseguiu se cortar como uma pizza mesmo com o Goku falando pra ele não se levantar. E também mesmo derrotado ele conseguiu ser o mais baixo possível. Sem falar da emoção que essa parte passou, Freeza aterrorizando, matando aliados, em especial a morte bem sádica do Kuririn que explodiu feito uma bomba e virou migalhas, aquilo foi o estopim pra raiva do Goku, que quem acompanhava junto também sentiu, pois pensava apenas que ele morreu para sempre. Sensacional.

Aquela parte antes da volta do Freeza eu dispenso de falar, só uma distração.

Quando Freeza retorna, aí é um medo do cacete, porém a aparição do até então personagem misterioso que hoje sabemos que é Trunks, deu uma preocupação. Porém o Trunks em si foi a grande surpresa, um super saiyajin e matando Freeza da forma mais fácil e humilhante possível, foi espetacular, adoro rever isso até hoje. Eu só tenho uma decepção em relação ao Cold. Porque na minha opinião, ele poderia ter sido melhor aproveitado, e oferecido quem sabe uma luta legal.

Depois disso temos as respostas sobre Goku e Trunks, a escapada dele de Namekusei foi sensacional. Me surpreendeu que ele não tenha tido velocidade pra voar como um foguete até a nave dele e pronto. Mas como é Dragon Ball, tudo tinha um propósito. Pelo menos com o teletransporte ele não passaria nunca mais pelo mesmo problema, rs.

E o que Trunks fala, do futuro mais sombrio possível, lembro que quando era novo eu tive um horror daquilo maior do que com Freeza, claro. Foi algo que não tinha salvação mesmo. Vendo hoje, eu achei estranho ele citar andróides 19 e 20. Não sei porque veio isso. Depois disso o volume termina com um pulo de 3 anos no tempo, não ficaram fazendo capítulos de treinamento e partiram pro que importa, terminando com justo Yajirobi tendo o carro voador sabotado e iniciando a ação da nova saga. Uma pena que um personagem tão legal e visualmente diferente tenha sido tão mal utilizado. Sendo que Yajirobi na estréia não era um personagem fraco. Ele pra mim foi um vacilo do Toriyama que preferiu ficar investindo em quem era saiyajin.

Comentários Finais:

– Por causa do atraso e também por ser Dragon Ball acabei escrevendo mais do que devia, e agradeço por quem teve paciência de ler tudo.

– Eu já li Monster 13 e 20th Century Boys 11, hoje ou amanhã eu posto a versão brasileira deles.

– Kenichi eu vou deixar pra semana que vem pra comentar sobre o final e também uma teoria minha. Mas é teoria, não fiquem cheios de esperança como este babaca que vos escreve.

– Eu não li ainda Samurai X, por isso não fiz as reviews dele.

Então é isso. Comentem o que acharam dos volumes e da review, se gostaram ou não, podem comentar. Curtam a nossa página no Facebook, mandem críticas e sugestões caso tenham.
Até a próxima.

Deixe um comentário

